EDUCAÇÃO: Desperdício de tempo em sala de aula 'drena' investimentos em educação
Alunos
brasileiros perdem em média um dia de aula por semana por conta de desperdício
de tempo em sala de aula, gasto com atrasos, excesso de tarefas burocráticas
(fazer chamada, limpar a lousa e distribuir trabalhos) e em aulas mal
preparadas pelo professor - tempo este que deixa de ser gasto com o ensino de
conteúdo.
Essa foi uma
das principais conclusões de um estudo recém-lançado pelo Banco Mundial que
analisou o trabalho de professores na América Latina e seu impacto sobre a
qualidade do aprendizado, a formação dos alunos e o desempenho desses países em
rankings internacionais de educação.
A pesquisadora
Barbara Bruns, uma das autoras do estudo, lembra que o tempo de interação entre
aluno e professor é o momento para qual se destinam, em última instância, todos
os investimentos em educação. "Nada desse investimento terá impacto na melhoria
do aprendizado, a não ser que impacte sobre o que ocorre na sala de aula",
diz ela.
O Banco Mundial
avaliou 15,6 mil salas de aula, mais da metade delas no Brasil (classes dos
ensinos fundamental e médio em MG, PE e RJ), e calcula que, em média, apenas
64% do tempo da classe seja usado para transmissão de conteúdo, 20 pontos
percentuais abaixo de padrões internacionais.
Comentários
Postar um comentário