Galo da Madrugada, maior bloco do Recife, ensina o frevo para crianças

  Em Pernambuco, os organizadores do Galo da Madrugada, um dos maiores blocos de rua do mundo, trabalham para perpetuar o frevo. Mais de 30 meninos aprendem a tocar instrumentos de graça e muitos alunos da orquestra mirim já receberam convites para se apresentar com outras orquestras.
  Quer participar do Hora 1? Mande uma foto ou vídeo de você curtindo o carnaval, acesse o Vc no Hora 1 e veja como fazer
 Duas vezes por semana pai e filho vão de Goiana, na mata norte, para realizar o sonho do menino. Estudar música é a grande alegria de Pedro Arthur, de 11 anos.
Desde muito cedo, ele decidiu o que quer fazer na vida. “Eu quero tocar com um grande maestro e tocar também na Banda Sinfônica”, diz.
A pequena sala de aula reúne 38 alunos com muito talento e uma vontade enorme de aprender música. A escola é também a sede da Orquestra Mirim do Galo da Madrugada.
A iniciativa de formar jovens músicos partiu dos organizadores do maior bloco de carnaval do mundo, que investem no papel social e no compromisso de fortalecer o frevo. “A ideia é renovar, é fazer o investimento para as crianças aprenderem. A gente só pode esperar uma sociedade melhor se a gente ajudar a todos”, diz Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada.
Os aprendizes estão em boas mãos. O professor e regente é o maestro Lima Neto, que tem uma vida inteira dedicada à música e ao saxofone. Regente de uma orquestra profissional há 20 anos e oficial reformado do Exército, Neto decidiu dedicar-se aos jovens aprendizes quando entrou para a reserva e colocou a meninada no ritmo.
O sonho de boa parte dos aprendizes está se tornando realidade antes do que se esperava. Muitos alunos receberam convites para tocar em outras orquestras e bandas, com direito a cachê. Essa é uma garantia de que a orquestra mirim cumpre a missão de revelar novos talentos.
“A música representa orgulho, a música representa amizade, amor, alegria. Eu pretendo me sustentar com a música e ter uma família”, conta Ricardo Alexandre de Aquino, de 14 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO: Saiba a data quando governo pagará R$ 97 bilhões em precatórios em 2023

Veja como será a quitação dos precatórios conforme Medida provisória no valor de 93 bilhões de reais.

URGENTE: Entenda o recuo do TCE imposto de renda precatório do FUNDEF!!