Sinproesemma faz reunião para tratar dos problemas da educação no novo cenário político estadual

     A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) se reuniu na manhã desta segunda-feira (13) para avaliar o cenário político estadual após o primeiro turno das eleições de 2014 e também a tratar da pauta da educação. Com a eleição de Flávio Dino, educadores cobrarão o cumprimento dos compromissos assumidos com a categoria, como a eleição para diretor de escola, a realização do concurso público, o reajuste anual do piso do magistério e a educação integral.

IMG_20141013_102822513web
            O principal tema discutido pelos dirigentes foi o novo quadro político que se desenhou com a eleição do governador Flávio Dino (PCdoB). Júlio Pinheiro, presidente do Sindicato, lembrou que o novo governador do Maranhão participou, ainda durante o período de pré-campanha, de um encontro com os educadores na sede do Sinproesemma.
            Na ocasião, Flávio assinou uma carta compromisso (veja ao final), assumindo a responsabilidade de encaminhar as demandas da educação. Entre os pontos, Pinheiro destacou dois, que considera imediatos. “Precisamos estabelecer um elo de diálogo com o governador eleito, pois há compromissos que deverão ser feitos nos primeiros meses de governo, como o reajuste nacional do piso do magistério e também o pagamento de progressões”, ressaltou.
           Além disso, os educadores também vão cobrar outros pontos fundamentais para o avanço da educação pública do Maranhão, como a eleição direta para diretor de escola e também a realização de concurso público para professores e funcionários da educação.
Eleição – A participação dos educadores ligados ao Sinproesemma no processo eleitoral também foi uma das pautas da reunião, pois, na visão dos sindicalistas, contribuiu para que os educadores pudessem apresentar propostas e pontos de vista no debate eleitoral. Os dirigentes consideraram, apesar de nem um dos quatro candidatos da base eleito, como positiva os 25 mil votos dados a trabalhadores em educação, divididos entre o professor Júlio Pinheiro (PCdoB), presidente do Sinproemma, que obteve 14.112 votos; Júlio Guterres (PCdoB), diretor de comunicação, com 5.224 votos; Professor Nilton (Psol), ligado ao núcleo de Açailândia, que somou 3.855 votos; e a professora Leonilde Chaves (Solidariedade), que conquistou 2.643 votos.
Festa do Educador – Também foi discutida a formação da comissão para organizar a tradicional Festa do Educador, que deverá acontecer no dia 8 de novembro. O evento faz parte do calendário da entidade para comemorar o Dia do Professor e do Servidor Público Estadual deverá ser feito nos moldes dos anteriores, com programação musical, distribuição de brindes e comidas típicas da região, para atrair educadores, familiares e amigos.

propostas para educação1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO: Saiba a data quando governo pagará R$ 97 bilhões em precatórios em 2023

Veja como será a quitação dos precatórios conforme Medida provisória no valor de 93 bilhões de reais.

URGENTE: Entenda o recuo do TCE imposto de renda precatório do FUNDEF!!