Dirigentes discutem piso, carreira e democracia em encontro da CNE

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) participaram da reunião da executiva do Conselho Nacional de Entidades (CNE), órgão ligado à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O encontro ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Brasília, e envolveu mais de 100 dirigentes sindicais do país no debate sobre a conjuntura política e na análise de proposta para a construção da luta pela valorização.
Participaram da agenda nacional o presidente do SINPROESEMMA, Julio Pinheiro, o vice-presidente do Sindicato e vereador de Imperatriz, Carlos Hermes e o coordenador da delegacia sindical em Imperatriz, André Santos.
IMG-201aa50227-WA0048
Valorização e financiamento
Entre os assuntos debatidos, estava a preocupação dos dirigentes em propor medidas para a valorização profissional. Com médias salariais inferiores a demais profissões que exigem nível superior, os dirigentes entendem que os recursos existentes, como o Fundo de Desenvolvimento da Educação e Valorização dos Profissionais (Fundeb), são insuficientes para oferecer salários dignos aos professores.
Para Julio Pinheiro, uma das alternativas para o financiamento da educação pública é a regulamentação dos royalties do pré-sal. Segundo o dirigente, já há uma legislação federal aprovada pelo Congresso, porém falta detalhar como os recursos chegarão aos bolsos dos trabalhadores em educação. “É preciso que os trabalhadores regulamentem os royalties. Com eles, é possível elevar os salários pagos aos trabalhadores em educação pública, atraindo novas gerações de profissionais e valorizando os que estão nas salas de aula”, defendeu.
887342_846124208777410_266271599519198798aaa0_o
Carreira
Ao lado do financiamento, os dirigentes defendem, também, a necessidade da organização dos trabalhadores em torno da construção de planos municipais e estaduais que promovam a carreira docente. A intenção é garantir medidas para que o professor não desista da carreira com o decorrer dos anos, mas sinta-se incentivado a continuar na carreira.
Como estratégias, estão a formação continuada, ou seja, a oferta, por parte do poder público, de programas de mestrados e doutorados, e a dedicação exclusiva, que permitirá que o professor de dedique integralmente a uma escola e desenvolva melhor a sua tarefa.
Luta pela democracia
Além dos pontos ligados à carreira docente, os trabalhadores analisaram a conjuntura política do Brasil. Após os debates sobre a necessidade da defensa do resultado das eleições como instrumento para garantir a continuidade da democracia e a soberania do povo, os dirigentes aprovaram a adesão das entidades à agenda  de lutas das centrais sindicais que ocorrerá no dia 13 de março.
O objetivo dos dirigentes é rechaçar qualquer possibilidade de alteração da vontade popular manifestada nas urnas, por meio de golpe político, orquestrado por quem perdeu as eleições e ainda não aceitou o resultado do pleito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO: Saiba a data quando governo pagará R$ 97 bilhões em precatórios em 2023

Veja como será a quitação dos precatórios conforme Medida provisória no valor de 93 bilhões de reais.

URGENTE: Entenda o recuo do TCE imposto de renda precatório do FUNDEF!!