HOJE É O DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO!!




A corrupção é um crime grave que prejudica o desenvolvimento económico e social em todas as sociedades. Nenhum país, região ou comunidade se encontra imune aos seus efeitos. Nas palavras do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon «…a corrupção afeta todos os países, prejudica o progresso social e conduz à desigualdade e à injustiça. Quando os fundos que desesperadamente são necessários para o desenvolvimento são roubados por indivíduos e instituições corruptas, as pessoas pobres e vulneráveis são privados da sua educação, cuidados de saúde e outros serviços essenciais».
De acordo com o Secretário Executivo do UNODC, Yuri Fedotov, «…a educação é uma área fundamental na prevenção da corrupção e os Estados necessitam reforçar a consciencialização em todos os setores da sociedade. A juventude do presente necessita ter a ética e a integridade para saber rejeitar a corrupção no futuro»
A redução da pobreza e o alcançar dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio estão diretamente ameaçados pela corrupção.
 Em 2012, o UNODC – Escritório das Nações Unidas para a Droga e o Crime e o UNDP – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento promoveram uma campanha conjunta a nível mundial, centrada na forma como a corrupção prejudica os esforços para alcançar os referidos objetivos para o desenvolvimento e tem um impacto negativo na educação, na saúde, na justiça, na democracia, na prosperidade e no desenvolvimento.
 Como refere o Escritório das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (UNODC), é possível travar a corrupção. Para esse efeito, todos têm um importante papel a desempenhar: os governos, as instituições, o sector privado, as organizações não-governamentais, as escolas, a imprensa e os cidadãos em geral.
A luta contra este fenómeno é um exercício de cidadania, diga NÃO à corrupção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO: Saiba a data quando governo pagará R$ 97 bilhões em precatórios em 2023

Veja como será a quitação dos precatórios conforme Medida provisória no valor de 93 bilhões de reais.

URGENTE: Entenda o recuo do TCE imposto de renda precatório do FUNDEF!!