SUPERAÇÃO: Aos 73 anos, aposentado conclui ensino médio e realiza sonho no RS

    Foi aos 73 anos de idade que o aposentado Vitor Gonçalves realizou um sonho. Demorou, é verdade, e foi por muito pouco que não desistiu. Ele faz parte de um grupo, ainda pequeno, que, embora mais tarde que o normal, volta a frequentar a escola depois de anos e consegue concluir os estudos. No final do ano passado, o agora ex-aluno foi aplaudido por um auditório lotado no dia da formatura da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola de Porto Alegre.
"Fui o último a ser chamado entre os colegas. Eu não sei, sabe, me segurei tanto, tanto. Todo mundo em peso levantou para me aplaudir. Parecia que o meu coração estava inchando. Nem olhei pra trás, senão era capaz de dar uma coisa em mim", conta ao G1, como se ainda estivesse na cerimônia realizada em dezembro de 2014.
    Os idosos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) fazem parte de uma parcela da população brasileira que não teve oportunidade de frequentar a sala de aula na idade certa. Segundo dados do Censo Escolar 2013, são pouco mais de 3 milhões de pessoas dessa faixa etária matriculadas em escolas da rede pública estadual e municipal de ensino.
   O analfabetismo, no entanto, não é uma realidade somente da terceira idade. O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 8,3% da população brasileira não sabe ler ou escrever. O índice corresponde a mais de 13 milhões de brasileiros. Entre os adultos, a taxa é de 10,2%.

Seu Vitor contribuía para essa estatística. “A educação fez minha vida melhor. Em tudo. Na autoestima para conversar. Em tudo, tudo”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO: Saiba a data quando governo pagará R$ 97 bilhões em precatórios em 2023

Veja como será a quitação dos precatórios conforme Medida provisória no valor de 93 bilhões de reais.

URGENTE: Entenda o recuo do TCE imposto de renda precatório do FUNDEF!!