Francisco Nagib se reúne com Zito e diretor da Estácio de Sá e discutem implantação do curso de medicina em Codó

O empresário Francisco Nagib recebeu no fim de semana passado, o Diretor de Núcleo no Maranhão da Universidade Estácio de Sá, Geraldo Siqueira. Nagib manteve contato com a Instituição, com sede no Rio de janeiro e atuação em todo o Brasil, depois que o Governo Federal fez uma pré-seleção e inseriu o município de Codó entre as três cidades maranhenses com possível abertura de vaga para a implantação do curso de medicina.
Prefeito Zito Rolim, Ricardo Torres, Francisco Nagib e diretor da Estácio de Sá, Geraldo Siqueira
Prefeito Zito Rolim, Ricardo Torres, Francisco Nagib e diretor da Estácio de Sá, Geraldo Siqueira
Como o município precisa preencher uma série de critérios exigidos pelo Governo Federal, o empresário que já havia manifestado interesse em instalar uma Instituição de Ensino Superior em Codó, entende que a possibilidade de abrir vaga para medicina na cidade não pode passar e resolveu colaborar. Na sexta-feira (17), Francisco esteve conversando com o representante da Estácio de Sá e levou o diretor da universidade para uma reunião com o prefeito Zito Rolim.
O encontro entre o empresário codoense, o representante da Estácio de Sá e o gestor municipal, aconteceu no início da tarde de sexta-feira no gabinete de Zito Rolim. Na ocasião, Geraldo Siqueira conversou com Zito e Nagib e assegurou que a Universidade, uma das instituições de ensino referência no país, tem pretensão de concorrer na licitação, caso o município, hoje pré-selecionado, venha ser inserido em definitivo entre as cidades aptas a ministrarem o curso de medicina.
Zito diz que município já está concluindo cadastramento
Zito diz que município já está concluindo cadastramento
O prefeito Zito Rolim informou ao empresário Francisco Nagib e ao representante da universidade que todas as medidas estão sendo tomadas para que a vaga seja, de fato, destinada para Codó. Durante a reunião que também contou com a presença do Secretário de Saúde Ricardo Torres, Zito apresentou a equipe que está alimentando o banco de Dados do ministério da Saúde com informações solicitadas pelo Governo e que serão verificadas posteriormente in locu por uma equipe de especialistas do MEC.
Ricardo Torres garantiu que o município preenche todos os critério exigidos em Edital. “Todos os critérios do Edital estão presentes na estrutura de saúde do município de Codó e da região. Os que dependem do município de Codó são satisfeitos, inclusive a questão do HGM. Tem que ser um hospital de, no mínimo, 80 leitos e o HGM tem 136 leitos. Tem que ter uma Atenção Básica instalada e, inclusive PMAC, um Programa de melhorias e nós temos o PMAC e temos a Atenção Básica com número de equipes da Saúde da Família que atendem ao que o Edital diz e além da região, quanto ao Pronto Socorro, nós temos dois na cidade, o Pronto Socorro Municipal e temos a UPA que também é um Pronto Atendimento“, disse o secretário.
Nagib disse ter saído satisfeito com a mobilização do município em enviar as informações necessárias para o Governo Federal. “É muito importante esse encontro com o prefeito de Codó, que está nos recebendo, eu sou um lutador, uma pessoa que torço muito que venha para Codó uma faculdade e isso é um projeto antigo, e fui procurado pela Universidade Estácio de Sá, uma grande Instituição do país com mais de 500 mil alunos e com alta nota em curso de medicina e marcamos com o prefeito Zito essa audiência, porque é de grande importância essa faculdade de medicina, pois o município precisa informar dados sobre a estrutura local da saúde“, continuou…
Portanto, estou nessa luta pelos jovens de Codó, os jovens que vão todos os dias de Codó a Caxias em busca de uma formação e com certeza eu irei alcançar junto com a juventude codoense para trazer uma faculdade de medicina, não só de medicina, porque vindo a medicina vai abrir um leque bem maior para diversos cursos fazendo assim a cidade de Codó se transformar num polo universitário. Esse é meu sonho e eu agradeço aqui o prefeito Zito por ter nos recebido e ter colocado à disposição a estrutura do município para alimentar o sistema e conseguirmos, se Deus quiser, trazer essa Universidade, a Estácio de Sá  para se instalar em Codó que será, sem dúvida, o maior polo universitário do Maranhão“, disse o empresário.
fonte: Correiocodoense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO: Saiba a data quando governo pagará R$ 97 bilhões em precatórios em 2023

Veja como será a quitação dos precatórios conforme Medida provisória no valor de 93 bilhões de reais.

URGENTE: Entenda o recuo do TCE imposto de renda precatório do FUNDEF!!