UNESCO: Cerca de 40% da população mundial não recebe educação em sua língua nativa
A UNESCO
lançou no mês de fevereiro o relatório mundial de monitoramento da educação “Se
você não entende, como pode aprender?”. Segundo o documento, 40% da população
no mundo não recebe educação em sua língua nativa.
Por se
relacionar a questões amplas de identidade étnica, desigualdade social e
cultural, em sociedades multiétnicas, a imposição de uma língua dominante por
meio do sistema escolar tem sido fonte frequente de reivindicações por
mudanças. O estudo foi lançado no dia 21 de fevereiro, quando é marcado o Dia
Internacional da Língua Materna.
No documento,
a UNESCO recomenda que, para reduzir gargalos no aprendizado, as crianças
tenham ao menos seis anos de instrução em sua língua materna. O desafio é maior
em regiões de grande diversidade linguística, como a África Subsaariana, a Ásia
e o Pacífico.
Países da
América Latina como a Colômbia, Guiana, Paraguai e Peru, apresentam casos de
reformas para melhorar o aprendizado em grupos etnolinguísticos minoritários.
“Com a nova
agenda de educação global, que prioriza qualidade, igualdade e aprendizagem ao
longo da vida para todos, é essencial estimular o respeito pleno pelo uso da
língua materna no ensino e na aprendizagem, assim como promover a diversidade
linguística”, afirmou a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.
Por outro
lado, o estudo ressalta que o aprendizado melhora em países que investem em
programas bilíngues de ensino. Na Guatemala, os alunos de colégios que
reproduzem esse sistema apresentam menores taxas de reprovação e abandono das
aulas.
No entanto,
para a educação bilíngue ser bem-sucedida, o material escolar deve ser
inclusivo, compreendendo as dificuldades das crianças.
Comentários
Postar um comentário