Estudante cego conquista diploma de graduação em Educação Física em Canindé

Antes de dobrar o corredor, o som característico anuncia a chegada de Eron: o tec-tec ritmado de sua inseparável bengala, tocando o chão à frente e reconhecendo o percurso, construindo na cabeça do jovem cego um caminho seguro para percorrer.
O destino final é a sala de aula onde, após anos de estudo e esforço, vai defender seu Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Física e se tornar o primeiro estudante com deficiência visual a concluir uma graduação no campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Erenildo Souza, carinhosamente conhecido como Eron, mudou-se de Fortaleza para Canindé com o único propósito de estudar. O curso de Educação Física era um sonho antigo do garoto apaixonado por esportes que torcia para, um dia, poder trabalhar nessa área, à revelia de sua deficiência. Para conquistar esse objetivo, o primeiro desafio era cursar a graduação.
Para isso o campus Canindé precisou se adaptar, tanto quanto à acessibilidade física, fornecendo impressora Braile e computador com leitor de tela, como também comportamental. “Foram conquistas que, ao longo do tempo, a direção do campus foi se sensibilizando para poder facilitar o meu acesso. Nesse ponto eu destaco também as lutas dos professores, que procuraram conversar comigo para que eu pudesse repassar as minhas dificuldades em relação às aulas, buscando sempre o melhor para que eu pudesse ter o máximo de informações das disciplinas”, relata o estudante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO: Saiba a data quando governo pagará R$ 97 bilhões em precatórios em 2023

Veja como será a quitação dos precatórios conforme Medida provisória no valor de 93 bilhões de reais.

URGENTE: Entenda o recuo do TCE imposto de renda precatório do FUNDEF!!