DINHEIRO NA CONTA: Estados e Municípios recebem hoje R$ 919 milhões repasse do FUNDEB!!
A parcela da complementação da União ao Fundo de Manutenção
e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação (Fundeb) relativa a fevereiro estará disponível a partir desta
quarta-feira, 22, nas contas correntes de estados e municípios beneficiários.
Do total de R$ 918,97 milhões repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, R$ 91,89
milhões referem-se à complementação para o pagamento do piso do magistério.
Conforme a lei que instituiu o Fundeb, a União repassa a
complementação aos estados e respectivos municípios que não alcançam com a
própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno estabelecido a cada ano.
Em 2017, esse valor é de R$ 2.875,03 e os estados que recebem a complementação
são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e
Piauí.
Piso
Até 2015, os repasses da complementação da União para o piso
do magistério eram feitos no ano posterior ao de competência. Ou seja, a
transferência referente a 2015 foi feita apenas em 2016. No fim do ano passado,
porém, o MEC mudou essa regra e antecipou o repasse referente a 2016, além de
definir que, a partir deste ano, as transferências referentes ao piso dos
professores serão feitas mensalmente.
Principal fonte de financiamento da educação básica pública,
o Fundeb é formado por percentuais de diversos impostos e transferências
constitucionais, a exemplo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e
Serviços (ICMS) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Pelo menos 60% dos recursos do Fundeb devem ser usados na
remuneração de profissionais do magistério em efetivo exercício, como
professores, diretores e orientadores educacionais. O restante serve para
despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, compreendendo, entre outras
ações, o pagamento de outros profissionais ligados à educação, bem como a
aquisição de equipamentos e a construção de escolas.
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